As 30 curiosidades sobre a vida de Silvio Santos

curiosidades sobre o silvio santos

Silvio Santos, nasceu no Rio de Janeiro e é um grande apresentador de televisão e empresário brasileiro.

Proprietário do Grupo Silvio Santos, que inclui empresas como a Liderança Capitalização (administradora da loteria Tele Sena), a Jequiti Cosméticos e o Sistema Brasileiro de Televisão (mais conhecido como SBT), Silvio Santos possui um patrimônio avaliado em aproximadamente quatro bilhões de reais.

Vamos conhecer algumas curiosidades sobre a vida desse grande empresário e apresentador que faz o maior sucesso na televisão brasileira.

01. O nome verdadeiro desse ícone brasileiro é Senor Abravanel.

02. Ele nasceu no Rio de janeiro em 12 de dezembro de 1930.

03. É filho de pai grego e mãe turca.

04. Com apenas 14 anos já era camelô, junto com o irmão Leon e um sobrinho de Adolpho Bloch.

05. O primeiro tipo de produto que começou a comercializar foi capa para título de eleitor.

06. Aos 18 anos serviu ao Exército Brasileiro como paraquedista, em Deodoro (bairro da Zona Oeste do Rio).

07. Silvio decidiu se aventurar como locutor de uma rádio em Niterói ao mesmo tempo em que servia o serviço militar.

08. Decidiu criar um serviço de alto-falantes nas embarcações quando percebeu que as viagens eram muito monótonas. Nos intervalos das músicas, Silvio fazia anúncios de produtos.

09. Como Silvio Santos tinha um tom de pele muito claro, ficava vermelho com facilidade; por falar bastante, começou a ser apelidado “peru que fala”.

10. Seu primeiro programa Vamos Brincar de Forca estreou em 1962 e era transmitido pela TV Paulista, à noite.

11. Em 1964, passou a comandar seu programa aos domingos, das 12 às 14h. No decorrer dos anos, o formato seria expandido e aprimorado no Programa Silvio Santos.

12. Paralelamente, Silvio partiu para novos empreendimentos: adquiriu de seu amigo Manuel da Nóbrega o Baú da Felicidade , depois de reformas no plano de negócios, a empresa ficou conhecida pela venda de carnês e sorteios.

13. Em 1987, Silvio teve problemas com a voz, ficando praticamente afônico por alguns dias.

14. Silvio teve que fazer um tratamento no exterior e ficou algumas semanas sem gravar os seus programas dominicais, causando preocupação de seus fãs quanto ao seu real estado de saúde.

15. Em 1988 Silvio Santos propôs sua candidatura a prefeito de São Paulo, mas a candidatura, contudo, não se concretizou.

16. Em 1990, Silvio Santos e Paulo Machado de Carvalho vendem a Rede Record para Edir Macedo.

17. O Programa Silvio Santos, ao longo dos anos, tornou-se um agrupamento de vários programas de auditório e quadros, somando quase cem atrações diferentes.

18. A partir de 1988, Silvio Santos revelou preocupação com os rumos do Brasil e pôs em prática várias ações para incluir conteúdo socialmente edificante na programação do SBT.

19. No início dos anos 1990, Silvio tentou convencer as outras emissoras a transmitir telejornais de no mínimo trinta minutos no horário noturno, todos no mesmo horário, para incentivar o brasileiro a assistir a notícias, refletir e se informar melhor, mesmo que fosse por um período curto.Tal iniciativa não encontrou apoio da maioria das emissoras e Silvio Santos logo abandonou a proposta.

20. Silvio Santos foi homenageado em fevereiro de 2001 pela escola de samba carioca Tradição através do enredo “Hoje É Domingo, É Alegria. Vamos Sorrir e Cantar!”, de Lourenço e Adalto Magalha.

21. Em 21 de agosto de 2001, a filha de Silvio Santos, Patrícia Abravanel, foi sequestrada na porta da própria casa, no Jardim Morumbi, em São Paulo.

22. O Grupo Silvio Santos é formado por 44 empresas, que completou em 2008, 50 anos de atuação com cerca de onze mil funcionários.

23. Silvio foi casado com Cidinha, que morreu de câncer na década de 1970, com quem teve duas filhas: Cíntia e Silvia. Desde então, Silvio vive com Íris, esposa de seu segundo casamento, realizado no final da década de 1970 e suas quatro filhas deste casamento.

24. Em 2006, durante as comemorações dos 25 anos do SBT, Silvio afirmou oficialmente estar preparando sua filha Patrícia Abravanel para sucedê-lo nos negócios da família.

25. Na noite do de seu aniversário de 80 anos, foi “interrompido” seu programa e foi colocado ao ar um especial feito por funcionários, suas filhas e amigos de Silvio, em homenagem ao seu aniversário. Foi narrado por Marília Gabriela.

26. Desde 2008, sua filha Daniela Beyruti está no comando da emissora SBT.

27. Em 8 de novembro de 2010, o Grupo Silvio Santos entra em crise financeira por conta de um rombo ocorrido no Banco PanAmericano, também pertencente ao grupo.

28. O prejuízo dado pelo banco soma uma quantia próxima a R$ 2,5 bilhões, o que provocou a necessidade de empréstimo junto ao Fundo Garantidor de Crédito para recuperar o banco.

29. Silvio estaria disposto a vender o controle do banco PanAmericano como forma de honrar o empréstimo de 2,5 bilhões de reais recebido pelo Fundo Garantidor de Crédito.

30. Em 1 de fevereiro de 2011, Silvio Santos anuncia a venda do Banco PanAmericano ao BTG Pactual , por R$ 450 milhões, o empresário afirmou que não tem mais nenhuma dívida com o Fundo Garantidor de Crédito.

FONTE: Omgfatos
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Curta nossa página

Parceiro

O Super Curioso