Bizarro Curiosidades

As 10 curiosidades sobre o peido que você desconhecia

farejador de peidos profissional

As 10 curiosidades sobre o peido que você desconhecia

Porque as pessoas peidam? Porque os peidos possuem cheiro? O ato de peidar deixa qualquer pessoa em uma situação constrangedora, mas talvez se você souber as causas pelas quais nós peidamos talvez se sinta melhor. O peido é uma das funções corporais mais comuns de todos os tempos. Todo mundo faz isso, desde a Catherine Zeta Jones até a rainha da Inglaterra. Na verdade, a palavra “peido” é uma das palavras mais antigas do idioma inglês!

1. O que é o peido exatamente?

O peido são causadas por ares aprisionados no organismo, que podem provir de muitas fontes. Algumas delas são o ar que engolimos durante a mastigação ou o ato de beber. O ar penetra em nosso intestino, no nosso sangue causando gases. Um pouco desses gases são produzidos por reações químicas em nossos intestinos ou bactérias que vivem em nossos intestinos.

Um peido convencional é composto por cerca de 59 por cento de azoto, em 21 por cento de hidrogênio, 9 por cento de dióxido de carbono, 7 por cento de metano e 4 por cento de oxigênio. Apenas 1 por cento de um peido é contido por ácido sulfídrico e mercaptanos, que contêm enxofre, e o enxofre é o que faz com que os peidos tenham esse fedor.

O som dos peidos são devidos as vibrações do reto. A altura vai depender da quantidade de pressão que está por trás do gás, bem como o aperto dos músculos do esfíncter.

o-que-e-o-peido

2. Porque possui esse cheiro desagradável?

Quanto mais consumo de enxofre, mas desagradável será o cheiro dos seus peidos. Alguns alimentos contêm mais enxofre do que outros, como o feijão, repolho, queijo, refrigerante, e ovos.

pessoas-peidam-14-vezes-ao-dia

3. Pessoas peidam em média 14 vezes ao dia

O ser humano produz cerca de meio litro de peidos por cada dia, e curiosamente as mulheres peidam com mais frequência do que os homens. Segundo especialistas, um estudo comprovou que mesmo que a mulher coma as mesmas coisas que os homens, as mulheres tendem a ter mais gases concentrados do que os homens.

Se uma pessoa peidar constantemente durante 6 anos e 9 meses, seria equivalente a uma bomba atômica.

bomba-atomica-peido

4. Velocidade do peido

Embora os peidos saiam com velocidades diferentes, normalmente não os cheiramos antes de 10 a 15 segundos, porque o peido leva muito tempo para atingir as nossas narinas.

velocidade-do-peido

5. Segurar o peido faz mal?

Os médicos discordam dessa teoria. Alguns especialistas tem que os peidos são uma parte natural do sistema digestivo, por isso, prendendo-os não irá prejudicá-lo. Outros pensam que na melhor das hipóteses, segurando-os podem causar gases, inchaço e outros sintomas desconfortáveis, e na pior das hipóteses, reprimindo os gases podem causar hemorroidas ou problemas no intestino.

Segurar o peido faz mal

6. Algumas culturas fazem do peido um negócio

Enquanto a maioria das culturas sentem que os peidos devem ser soltos de forma educada, há algumas culturas que não se importam de soltá-los em público, pois eles apreciam o ato. Uma tribo indígena da América do Sul usam o peido como uma saudação, e na China você pode realmente conseguir um emprego como um farejador de peidos profissional.

Na Roma antiga, o imperador Claudius, acreditava que o fato de prender o peido fosse prejudicial a saúde, então Claudius aprovou uma lei declarando que era aceitável peidos nos grandes banquetes.

farejador-de-peidos-profissional

7. Os peidos são inflamáveis

Devido ao metano e hidrogênio produzidos o seu gás é altamente inflamável. É por isso que algumas pessoas acendem um isqueiro em suas nádegas quando peidam provocando uma grande explosão de chamas.

Em alguns casos extremamente raros, o acúmulo de gases inflamáveis nos intestinos causaram explosões durante as cirurgias intestinais.

gas-metano-peido

8. Peidos dos cupins

É difícil de acreditar que um pequeno cupim é responsável por uma grande parte do nosso problema do aquecimento global no planeta. Cupins peidam mais do que qualquer outro animal, que produz gás metano. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental, os cupins são a segunda maior fonte natural de emissões de metano. O metano é produzido nos cupins como parte de seu processo digestivo normal, e a quantidade gerada varia entre as diferentes espécies.

cupins-peido

9. Se você segurá-los, eles acabam saindo enquanto dorme

Mesmo se você tentar segurá-lo o dia inteiro, o gás acaba escapando quando você estiver relaxado, ou seja, quando estiver dormindo.

peido-dormindo

10. Pessoas peidam mesmo depois de mortas

Após três horas após a morte, os gases ainda continuam a sair em ambas as extremidades do trasto digestivo, resultando em peidos barulhentos. Este fenômeno é devido aos músculos que se contraem e se expandem antes da morte.

morto-peida

ESTÁ DIFÍCIL ACOMPANHAR TODOS OS ARTIGOS?
Receba diretamente em seu e-mail, um resumo com os novos artigos.

REDES SOCIAIS

Parceiro