Curiosidades Mundo Animal

Aprenda a ensinar seu papagaio a falar

O papagaio (também conhecido como louro) é uma das muitas aves pertencentes à ordem dos Psitaciformes, família Psittacidae; vivem cerca de 100 anos e regra geral, acasalam para a vida.

Os papagaios têm como característica um bico curvo e penas de várias cores, variando muito entre as diferentes espécies. Alguns papagaios são capazes de imitar sons e, inclusive, a fala humana. A família Psittacidae inclui também as araras, piriquitos, maracanãs, jandaias, piriquitões e apuins.

papagaio-cantando

Os donos de papagaios são capazes de ter uma relação única com seus bichos de estimação devido à capacidade que o papagaio tem de se comunicar. Se resume em uma relação de confiança e dedicação onde a prática ajudará seu companheiro e você a futuramente terem longos momentos de bate papo.

Vamos as dicas para o adestramento do animal.

1. Confiança entre ambos

Primeiramente, existe a necessidade de que para o treinamento, utilize a pessoa mais comunicativa da casa, pois os papagaios aprendem a falar melhor quando são treinados por uma pessoa que tenha mais tempo para desenvolver uma relação de confiança com eles.

2. Longas conversas

O ideal é deixar seu animal de estimação em um local onde normalmente as pessoas de sua casa costumam se reunir para colocar o papo em dia. Deixe seu papagaio entrar no bate-papo, e se adaptar a esse novo ambiente antes de começar a treiná-lo oficialmente.

3. Sem distração

Não deixe por perto nada que possa tirar a concentração do seu papagaio, ou qualquer coisa que o distraia quando realmente iniciar o processo de adestramento. Peça que outros membros da família e animais deixem a sala quando começar as lições.

4. Melhor hora

De preferência, escolha sempre a mesma hora do dia para o treinamento. Papagaios são geralmente mais conversativos durante a manhã e a noite, essas são as melhores horas do dia para o seu “bate-papo”.

5. Repetições das palavras

Repita uma ou duas sílabas entre 15 à 20 minutos consecutivamente, relacionando-as a um objeto ou a uma ação específica. Por exemplo, você pode dizer ‘oi’ e acenar, ou dizer amendoim, mostrá-lo ou alimentá-lo a cada vez que disser a palavra.

6. Recompense-o

Quando seu papagaio te imitar, esteja pronto para recompensá-lo com um petisco de sua preferência. Papagaios, assim como a maioria de outros animais, são estimulados pela comida e consequentemente farão uma associação mais rapidamente.

7. Repetições regulares

Comece a repetir essa prática frequentemente e regularmente, pois esses processos repetitivos irão ficar gravados na memória do animal, e assim, assimilarão todo o procedimento efetuado desde o início do adestramento, passando a ser parte de seu cotidiano.

Fonte: Wikipédia
ESTÁ DIFÍCIL ACOMPANHAR TODOS OS ARTIGOS?
Receba diretamente em seu e-mail, um resumo com os novos artigos.

REDES SOCIAIS

Parceiro