Algumas curiosidades sobre o coração

O coração humano é o órgão responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo, que é feito em aproximadamente 45 segundos em repouso. Bombeia cerca de 5 litros de sangue ao dia.

O coração bate setenta vezes por minuto. Isso quer dizer que dá mais de 100 mil batidas por dia, 3 milhões por mês e 37 milhões por ano. Já o coração da mulher é um pouco mais acelerado. Ao longo de um minuto, chega a oito batidas a mais do que o do homem. Nos recém-nascidos, o coração bate 120 vezes por minuto.

batimento-cardiaco

Neste tempo o órgão bombeia sangue suficiente a uma pressão razoável, para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando assim, oxigênio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas.

Em um minuto, o coração consegue lançar 5 litros de sangue em todo o corpo. Ele é uma bomba que movimenta 400 litros de sangue por hora.

É composto por dois movimentos, o sístole e a diástole. A sístole, quando ele se contrai, se encarrega da distribuição do sangue. E no caso da diástole, é onde o coração repousa, descansa.

Num adulto, o coração pode pesar de 280 a 340 gramas. É dividido em quatro partes: Dois átrios, que recebem o sangue das veias, e dois grandes ventrículos, na parte de baixo, que impulsionam o sangue para dentro das artérias.

FONTE: Wikipédia