A formiga bala é dona da picada mais dolorosa do mundo

formiga bala

A formiga Paraponera clavata é muito conhecida por ser um inseto bem grande em relação a outras de sua espécie, além disso, a sua picada é muito feroz, sendo até comparada a dor de uma pessoa baleada.

As formigas operárias tem tamanhos de 18 a 25 mm, uma coloração avermelhada-escura, apresentando diversas semelhanças com as vespas.

São denominadas conforme a região: formigão, formigão-preto, formiga-cabo-verde, chia-chia, naná, tec-tec, saracutinga, tocandira, tocanera, tocantera, tocainará, tocanguira, tocanquibira, tucandeira, tocandera, tucandeira, tracutinga, tracuxinga. Em inglês, é conhecida como Bullet Ant (“Formiga Bala”).

Especialistas dizem que a tocandira é venenosa, e seu veneno causa uma dor angustiante e muito dolorosa.

Essa espécie possui uma neurotoxina conhecida como poneratoxina que causa paralisia ao bloquear a transmissão sináptica, e que afeta os canais de íons de sódio dependentes de tensão e bloqueia a transmissão sináptica no sistema nervoso central.

O curioso também é que suas presas são tão fortes que elas são capazes de romper galhos de árvores super duros.

Elas podem ser facilmente encontradas nas florestas tropicais do oeste da América do Sul, desde as florestas do sul da Nicarágua até a Amazônia; na Costa Rica, é encontrada normalmente em áreas altas com mais de 500 metros de altitude.

Organização Social

Paraponera é eusocial, embora relativamente primitiva. A rainha é levemente mais larga que as operárias. As colônias maduras são pequenas e contém alguns milhares de formigas.

As operárias apresentam tamanhos baseados na divisão de trabalho: as menores ficam encarregadas de cuidar dos ovos e larvas e as maiores tem a função de proteger o ninho, como soldados.

Picada

Este inseto tem uma ferroada poderosa, onde é 30 vezes pior do que a picada de abelhas. Sem sombra de dúvidas é a pior dor conhecida pelo homem.

Na escala classificada por Justin Schmidit, um renomado entomologista americano, essa formiga tem a picada na escala “4.0+” em sua tabela de classificação de dor causada por insetos, que vai de 1.0 a 4.0 e além disso, a dor chegar a durar cerca de até 6 horas.

Pessoas que foram ferroadas por essa formiga a definem como “estar andando sobre carvão em chamas com um prego enferrujado de 3 polegadas fincado no seu calcanhar”.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Deixar comentário

Clique aqui para deixar um comentário

REDES SOCIAIS

Parceiro