As 13 dicas valiosas de como economizar água

economizar água

Infelizmente a conscientização humana demora muito para chegar, e atualmente estamos enfrentando as consequências de uma má utilização dos recursos naturais. Nesta lista, informo maneiras de como você poderá economizar esses recursos que estão cada vez mais escassos.

1. No banho

O ideal seria, fechar o chuveiro, se ensaboar ou passar shampoo nos cabelos e depois abrir a água para se enxaguar, vocês não imaginam o quanto isso economizaria de água. Evite deixar o chuveiro aberto desnecessariamente. Pode ter certeza que o consumo e os gastos cairão consideravelmente.

Pra você ter ideia, uma banho de 15 minutos com o registro aberto, chega a consumir 135 litros de água. Muito, né?

Portanto, cinco minutos no chuveiro seriam o suficiente para um bom banho e além disse o consumo baixaria de 135 para 45 litros de água.

2. Ao escovar os dentes

Abra a torneira apenas quando for enxaguar a boca, você poderá economizar cerca de 3 litros de água, isso também vale para quando for fazer a barba. O negócio é não desperdiçar.

3. Cozinha

Jogue fora os restos de comida nos pratos e panelas, depois ensaboe tudo o que será lavado e depois só abra a torneira para enxaguar. 15 minutos de torneira meio aberta chega a gastar 117 litros de água.

4. Descarga

Aperte a válvula da privada apenas uma vez e de maneira alguma jogue restos de lixos no vaso sanitário.

5. Na torneira

Sempre feche bem as torneira, pois uma torneira pingando se gasta 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês.

6. Vazamentos

O ideal seria verificar se todas as suas tubulações estão em perfeito estado, ou seja, que não esteja vazando. Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

7. Caixa d’água

Não a deixe a caixa d’água transbordar e mantenha-a sempre tampada.

8. Máquina de lavar roupas:

Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

9. Regar jardins e plantas

Use mangueira com esguicho-revólver ou regador para regar as plantas, pode ser feita um dia sim e o outro não no inverno. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

10. Lavar carro

Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça. Uma mangueira gasta cerca de 600 litros de água.

11. Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura

Se precisar lavar o quintal ou a calçada utilize somente a água que sai do enxague da máquina de lavar.

12. Não jogue óleo usado no ralo da pia

Jogar óleo de cozinha no ralo de pias e tanques ou no vaso sanitário entope canos e prejudica o tratamento de esgotos e polui as águas, portanto o ideal é colocar o óleo de cozinha em recipientes plásticos, como a garrafa PET.

13. Piscina

Com uma cobertura de material plástico a perda da água que evapora devido ao sol e ao vento é reduzida em 90%.
Você perde aproximadamente 3.785 litros de água por mês por evaporação, o suficiente para suprir as necessidades de água potável (para beber) de uma família de 4 pessoas por cerca de um ano e meio aproximadamente, considerando o consumo médio de 2 litros / habitante / dia.

São dicas valiosas, espero que tenham gostado!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

REDES SOCIAIS

Parceiro